Know-How
Google Meu Negócio: potencialize o marketing da sua padaria
Home > Know-How > Google Meu Negócio: potencialize o marketing da sua padaria
Descubra agora as vantagens de usar o Google Meu Negócio para potencializar sua padaria!
meu negócio no google*
A maioria das pessoas, hoje em dia, digita o nome de uma empresa no Google a fim de obter informações, tais como endereço, telefone, comentários, entre outras. No entanto, nem todos os dados que aparecem na tela são verdadeiros, a não ser que o empreendedor utilize o recurso Google Meu Negócio.
Mas do que se trata essa ferramenta? Se ficou interessado em saber mais sobre o recurso disponível pela gigante da tecnologia, continue a leitura porque vamos explicar tudo para você.
O que é Google Meu Negócio?
Trata-se de uma maneira de potencializar o gerenciamento do que é exibido na tela para as pessoas que procuram pelo nome da sua empresa nos mecanismos de busca. Além de ser gratuita, a ferramenta permite que se construa o próprio site de modo prático e rápido e, consequentemente, alavancar ainda mais a presença on-line de sua padaria ou confeitaria.
Lançado em 2016, o recurso ajuda os consumidores a terem um acesso mais descomplicado sobre o empreendimento pelo qual estão buscando. A própria Google afirma que os negócios cadastrados no Meu Negócio apresentam mais chances de serem vistas com respeito e credibilidade pelos navegadores. Em se tratando de negócios locais, tal funcionalidade é ainda maior!
Sabemos que, nos dias atuais, muitos consumidores utilizam a internet para pesquisar sobre serviços e produtos, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Além de gerar mais visibilidade e lucros para a padaria ou confeitaria, outras vantagens podem ser obtidas com o Google Meu Negócio. Veja algumas na sequência.
Destacar a empresa no Google
Todas as informações, como endereço, telefone, horários, fotos e comentários, podem ser encontradas no Google se ela estiver cadastrada no sistema. Além disso, esse recurso ajuda a melhorar o posicionamento da marca no mundo digital, bem como a fortalecer a identidade.
Interagir com clientes
É possível ainda postar fotos e responder aos comentários de seus clientes por meio da ferramenta. Desse modo, mostra-se que está atento a tudo que se refere ao negócio. O cliente fica satisfeito e você ganha respeito e credibilidade no mercado.
Analisar dados relevantes
Outra vantagem de utilizar o Google Meu Negócio é saber o número de indivíduos que telefonaram pelo sistema mostrado nos resultados de busca. No caso de um estabelecimento que tenha delivery, o serviço torna-se mais útil ainda.
Como criar uma conta no Google Meu Negócio?
Se você se interessa pela ferramenta, deve estar curioso para inscrever sua padaria. A fim de ajudar a alavancar os negócios, confira o passo a passo para abrir sua conta a seguir.
Acesse a plataforma e faça login
Em primeiro lugar, é necessário acessar a página Google Meu Negócio. Então, clique em “Gerenciar Agora”. Depois, você vai colocar dados importantes no formulário:
- nome da empresa;
- endereço do site;
- telefone;
- nicho de mercado.
Se você não tem um espaço físico para atender aos clientes, vai ter que marcar “sim” no lugar em que está escrito “Entrego produtos para meus clientes no local deles”. Após esse passo, clique na opção “continuar”.
Confirme sua autorização
As informações de contato e de endereço surgem no espaço que está fechado com caixas azuis. Então, cabe a você averiguar se elas estão certas. Em seguida, deve preencher a caixa de autorização para fazer o gerenciamento. Depois que confirmar esse dado, você será encaminhado para uma nova página, na qual a Google envia um código de verificação postal para o endereço fornecido.
Comprove o local da empresa
Para atestar a localidade, você será redirecionado para o painel de controle. Contudo, para iniciar a edição de suas informações a fim de exibi-las nos mapas de buscas, vai ter que esperar que a Google envie o código — ele chega até você por meio do sistema de Correios em aproximadamente 15 dias úteis. No painel, surgirá um banner vermelho com o botão “confirmar agora”. Clique ali e siga as etapas da carta enviada com o código.
Adicione dados
Depois que confirmar sua localização, você vai poder adicionar as informações complementares em seu cadastro. Porém, atenção: lembre-se de incluir fotos, breve descrição do negócio, horário de funcionamento, entre outros dados importantes da empresa.
Como tirar o melhor proveito da ferramenta?
Agora que você já sabe o que é e como e usar o Google Meu Negócio, qual é o próximo passo? Assim como em outras ações de marketing, a utilização desse recurso pode ser otimizada com outras estratégias.
Afinal, a probabilidade de que novos clientes conheçam seu empreendimento apenas porque ele está na primeira página ou nos mapas do Google é razoável, não é mesmo? Então, a dica é dar mais alguns passos e ir além a fim de gerar mais resultados com a ferramenta.
É fundamental manter seus dados sempre atualizados — coloque-se no lugar de um cliente e pense como seria desagradável buscar por um produto e, ao decidir ligar para a primeira opção que aparece na tela, o número cai na caixa postal. Muito irritante, certo?
O problema vai continuar e o possível cliente ficará com uma impressão negativa do negócio sem sequer usar o serviço. Em geral, o empresário costuma se esquecer de atualizar o telefone, o endereço, as fotos do local, assim como o horário de funcionamento — afinal, nem sempre as informações serão as mesmas.
As empresas podem mudar o contato e a localização, além de abrir uma nova filial. Com a ferramenta do Google, é possível adicionar e confirmar outro endereço, pois também vai aparecer nos resultados de pesquisa e nos mapas.
Outra possibilidade é monitorar as estatísticas de interações e de acessos. No painel de controle, você vai inserir e editar dados e conteúdos, assim como acompanhar os resultados de seu perfil no Google Meu Negócio.
Também pode-se monitorar dados, tais como a média da classificação dada pelos clientes, views, seguidores e até cliques. Além disso, visualizar os comentários, rotas traçadas pela clientela e chamadas feitas pelo público. Não há dúvidas de que essa ação trará mais controle para gerenciar seu perfil e ajustar a demanda de acordo com as necessidades do cliente.
Agora que já sabe como usar o Google Meu Negócio, aproveite o recurso com a finalidade de divulgar sua padaria ou confeitaria via internet e participar geograficamente desse universo. Assim, seu empreendimento vai ter mais presença nos resultados de busca e na pesquisa orgânica do Google!
Se gostou do conteúdo, siga o Massa Madre Blog no Instagram e esteja por dentro de nossas novidades!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog